
A bancada do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, que representa a maior força na Casa, apresentou um pedido formal de cassação do mandato do deputado André Janones (Avante-MG). Essa decisão vem à luz das recentes revelações envolvendo o caso das rachadinhas em seu gabinete parlamentar.
O pedido de cassação, protocolado nesta terça-feira, 28 de novembro, será agora encaminhado da Presidência da Câmara ao Conselho de Ética, que terá a responsabilidade de realizar uma avaliação minuciosa do caso.
Os áudios explosivos, divulgados na última segunda-feira, 27, expuseram a conduta de Janones, que sugeriu a criação de uma “vaquinha” mensal entre os servidores de seu gabinete na Câmara dos Deputados. Conforme a gravação, que remonta a 2019, durante o primeiro ano de seu mandato, o parlamentar declarou que os fundos arrecadados seriam destinados ao financiamento da campanha de seu grupo político nas eleições de 2020.
“Nós vamos dividir o valor entre nós, inclusive eu. Isso é, todos. E isso é legal. Às vezes, você confunde isso com devolver salário. Devolver salário é você ficar lá na sua casa dormindo, me dá seu cartão, todo mês eu vou lá e saco e deixo só um salário pra você. Isso é devolver salário”, afirmou Janones nas gravações, que têm causado grande repercussão.